quinta-feira, 4 de julho de 2013

Como vender bolos e doces: dicas de como vender e ganhar dinheiro


Fazer bolos e doces em casa e ganhar dinheiro com isso é o sonho de várias pessoas que buscam aliar sua paixão pela culinária com seu espírito empreendedor. Porém, algumas vezes, elas não sabem como iniciar um negócio nem a maneira certa de transformá-lo em algo profissional. Mas há dicas práticas que podem ajudar esse sonho a virar realidade.




Antes de começar, a palavra-chave é planejar. Conheça o mercado de docinhos e explore possíveis compradores para seu produto. O próximo passo é definir quais doces irá colocar em seu cardápio. Um critério pode ser escolher os que tem mais facilidade para fazer.
Depois disso, é importante listar todos os gastos que envolvem o preparo dos docinhos: ingredientes, embalagens, etc. Nada pode ficar de fora para saber o quanto vai cobrar por seus quitutes, que deve ser o valor total do que investiu somado à porcentagem de lucro. Especialistas afirmam que o ideal é que o lucro nesse segmento seja, no mínimo, de 25%, podendo chegar à casa de 100% ou mais. Tudo depende dos ingredientes usados e de uma pesquisa de preços da concorrência. Uma dica é conversar com pessoas que já estão no ramo para aprimorar o seu empreendimento.
Compra de material
Com o cardápio de docinhos definido, a próxima etapa é ir às compras. Coloque no papel os ingredientes que vai precisar e, antes adquirir os produtos, faça uma pesquisa de preço em mercados, atacados e casas especializadas em artigos de festa. Aproveite promoções, procure negociar descontos e prazos de pagamentos com seus fornecedores. Para uma produção inicial, você pode estabelecer um estoque mínimo de ingredientes não-perecíveis e depois efetuar as compras adicionais de itens de consumo rápido, como frutas. Dessa forma, você otimiza o seu capital e consegue produtos com mais qualidade.
Divulgação
A melhor propaganda é a boca a boca. O primeiro passo para formar a sua clientela é começar a oferecer seus quitutes para as pessoas mais próximas. Uma sugestão é dar os docinhos como presente para parentes e amigos ou até ofertá-los como brindes em alguns eventos como em uma comemoração na escola do seu filho ou em uma festa no trabalho. Outra ação é negociar com restaurantes ou lojas de conhecidos para vender seus docinhos.
Você pode começar com uma quantidade menor e ir aumentando conforme a demanda. O fundamental é sempre ter à mão um cartão com seus contatos, que também podem estar nas embalagens dos docinhos. Explore ainda as ferramentas disponíveis na internet como as redes sociais, divulgando fotos e novidades.


4 dicas para conquistar sua clientela e ter sucesso!
1. Qualidade: a marca dos ingredientes utilizados deve ser confiável. Preze por manter a excelência do seu trabalho, seja no sabor ou na apresentação, mesmo com a ampliação do seu empreendimento.
2. Determinação: para o seu negócio dar certo, você deve ter foco e direcionar todos os esforços para essa atividade. Saiba lidar com as dificuldades iniciais, pois só assim se ganha maturidade para trabalhar em qualquer segmento.
3. Treinamento: nunca se acomode. Busque aprimoramento contínuo de todos os envolvidos no preparo dos doces. Procure cursos de confeitaria em sua cidade, além de usar outros recursos como a internet ou participar de feiras especializadas, sem perder de vista a concorrência, para acompanhar as tendências de mercado.
4. Saber encantar: de nada adianta um doce delicioso se ele não encher os olhos e viceversa. Por isso, invista em confeitos e embalagens, sem se esquecer de primar pelo sabor. E, o fundamental, alie a qualidade do seu trabalho a um atendimento diferenciado ao seu cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial